Academia Júnior Boxe

Chegou em Irecê a mais nova modalidade de para um melhor condicionamento físico, Academia Júnior Boxe, aulas 3ª e 5ª de 6 as 7hs e de 16 as 20hs na Academia Soulin e 2ª, 4ª e 6ª da 6 a 7hs e as 16 as 20hs no Espaço Honorato Júnior em cima do Boca D'água.

Dê um nocaute nas calorias...

...um jab no sedentarismo, um cruzado no estresse e um direto na flacidez. Basta matricular-se em um curso de boxe, a última sensação das academias

Ele caiu no gosto de homens e mulheres. E não é para menos. O esporte aumenta a resistência e a capacidade cardiovascular, além de melhorar a flexibilidade e a coordenação motora, entre outros benefícios. "É uma das modalidades esportivas mais completas". Em junho de 2004, um grupo de cientistas do Comitê Olímpico dos Estados Unidos e outros especialistas que estudam músculos e movimentos analisaram e deram nota para dez fundamentos dos 60 esportes mais populares do país, incluindo quesitos como velocidade e agilidade. Depois somaram a pontuação de cada um deles. O resultado? O boxe ficou com um honroso primeiro lugar. "Por se tratar de um esporte de baixo impacto, ele favorece a aderência do cálcio nos ossos", conta a educador físico Jardel Saturno, diretor da Academia Junior Boxe. "Isso sem falar na melhora da postura", acrescenta.


SILHUETA DIGNA DE ELOGIOS
Quem pretende aderir à luta com o intuito de ficar com o corpo em dia não vai se decepcionar. O boxe é um exterminador de calorias e deixa os músculos bem firmes. "A musculatura do corpo todo fica definida, mas eu diria que as aulas modelam em especial os braços, os ombros, o peitoral e o abdômen", afirma o treinador de boxe Junior. As mudanças no físico aparecem depois de dois a quatro meses de treinamento regular, que deve acontecer no mínimo três vezes por semana.

UMA PANCADA NO ESTRESSE
Os boxeadores garantem que o esporte é especialmente eficaz para os estressados. "Já que não podemos dar uma surra nas pessoas que tiram a gente do sério, pelo menos dá para descontar a tensão e a ansiedade durante o treino".

QUEM NÃO PODE FAZER?

"Todos devem passar por uma avaliação física antes de começar a praticar boxe", alerta Jardel. Grávidas antes dos 4 meses não podem praticar a modalidade — e, depois disso, só com autorização do médico e seguindo um treino específico. "A turma que sofre de pressão alta também deve consultar um especialista e tomar cuidados especiais". E, claro, a mesma dica vale para quem tem qualquer tipo de lesão.

Se ao ler esta reportagem lhe vem à cabeça a imagem do Rock Balboa, lendário pugilista do cinema interpretado por Sylvester Stalone, trate de apagála. As atuais aulas de boxe não são sinônimo de olhos roxos e supercílios cortados. "Usamos os princípios e os golpes do esporte, mas os praticantes socam o ar, o saco de areia, a pushing ball, aquela bola em forma de gota presa no teto, ou mesmo um colega devidamente protegido", Prof. Junior. Até mesmo as crianças a partir dos 6 anos podem se aventurar no mundo do boxe. Podem não, devem. "O treino ajuda no desenvolvimento motor dos pequenos", garante o professor de educação física.

Nenhum comentário: